Grupo de Trabalho 6
Breve história da Revista
A Revista MEMOJUS (RMJ) é um periódico publicado pela Rede MEMOJUS Brasil, uma rede articulada em prol da Memória do Poder Judiciário Brasileiro, e tem o escopo de fomentar a produção intelectual, estudo, pesquisa e reflexão sobre as áreas de conhecimento concernentes à área da Memória e de seus espaços (arquivos, bibliotecas, centros culturais, centros de memória, memoriais e museus).
Foco e escopo
A Revista aceita artigos científicos, de revisão e resenhas de obras publicadas atinentes a seus objetivos, de modo a garantir abordagem ampla das questões mais relevantes para o avanço do debate sobre Memória e sistema de justiça.
Os artigos poderão contemplar temas relacionados a Antropologia, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência da Informação, Ciência Política, Comunicação Social, Direito, Economia, Educação, Gestão de Memória, Gestão Documental, Gestão Pública, História, Museologia, Pedagogia, Sociologia, entre outras.
Processo de avaliação por pares
Os textos submetidos passam por uma avaliação inicial e devem encaminhados aos(às) pareceristas para avaliação técnica.
Os artigos aprovados na avaliação inicial são enviados para a avaliação técnico-científica, que será concluída no prazo de 1 (um) mês contado do encaminhamento do trabalho aos(às) pareceristas. Cada artigo será distribuído a dois pareceristas e os nomes do(a) autor(a) e do(a) avaliador(as) são mantidos em sigilo, para garantir a isonomia do processo de avaliação.
Em 15 (quinze) dias corridos do encaminhamento do artigo, o(a) parecerista apresenta manifestação em formulário próprio, indicando-o, ou não, à publicação, e poderá recomendar ao(à) autor(a) que realize ajustes no trabalho antes da emissão do parecer definitivo. Os ajustes deverão ser efetuados pelos(as) autores(as) no prazo de 5 (cinco) dias corridos a partir da ciência sobre a avaliação.
Se não houver manifestação do(a) autor(a) no prazo estipulado no subitem anterior, o trabalho será rejeitado. O(a) autor(a) será comunicado(a) da recomendação para publicação do artigo ou da recusa em publicá-lo. Os trabalhos aprovados pelo(a) parecerista poderão ser publicados na edição em curso ou na seguinte.
Periodicidade
Anual em fluxo contínuo
Política de Acesso Gratuito
Esta revista oferece acesso aberto ao seu conteúdo.
Princípios de ética e boas práticas na publicação acadêmica
A Revista MEMOJUS segue princípios de ética, transparência e integridade na publicação.
Autoria
Para os textos com mais de um autor, a Comissão Editorial de Revista MEMOJUS admite a coautoria, limitada ao número de três autores(as), desde que pelo menos um(a) deles(as) seja graduado(a), especialista, mestrando(a), mestre(a), doutorando(a), doutor(a) ou pós-doutor(a).
Ineditismo e originalidade
O artigo submetido deverá ser inédito e original, assim entendido aquele não publicado em qualquer outro meio de divulgação, físico ou digital.
O artigo que contenha plágio ou autoplágio será rejeitado, de modo que citação literal, paráfrase ou resumo deverão vir obrigatoriamente acompanhados da referência à publicação original.
Correção de erros e retratações
Após a publicação, os autores devem notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata, adendo ou aviso.
Sigilo
O artigo enviado para avaliação é um documento privilegiado e será protegido contra qualquer forma de exploração.
Outras informações
Este periódico não cobra taxas para publicação.
Direitos Autorais
A submissão dos trabalhos à Revista MEMOJUS implica a anuência incondicional aos termos deste Edital e a cessão total, irrevogável e gratuita dos direitos autorais.
Não serão devidos direitos autorais ou qualquer outro tipo de remuneração pelos artigos publicados na Revista.
Será permitida a reprodução dos trabalhos publicados na Revista em qualquer meio, desde que citada a fonte.
© Desenvolvimento Rede de Memória do Judiciário
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da Revista.