HISTÓRIA

A rede teve início em 9 de setembro de 2019 por meio de grupo de aplicativo de mensagem instantânea com cerca de quinze pessoas. No início de 2021, faziam parte dela mais de duzentos profissionais de todo o país, entre os quais magistrados, servidores, historiadores, arquivistas, museólogos, bibliotecários, professores, cientistas sociais, jornalistas, arquitetos, administradores, psicólogos etc.

No âmbito da Rede MEMOJUS BRASIL, foi formulada inicialmente a proposta de instituição do Dia da Memória do Poder Judiciário, tendo sido discutida e votada antes de ser encaminhada ao Comitê do Proname, culminando com a aprovação da Resolução CNJ n. 316/2020.

O número crescente de integrantes é ilustrativo do grau de estímulo e engajamento trazidos pelo trabalho em rede de forma coletiva e colaborativa, contribuindo para a valorização da memória em todo o país. Como corolário da importância da construção coletiva da Memória, a proposta de escrita colaborativa do Manual de Gestão de Memória foi lançada na rede e contou com mais de cinquenta profissionais voluntários de todo o Brasil, alguns dos quais também participantes das outras redes, divididos em sete equipes de acordo com a especialidade temática.  

A rede está presente nas mídias sociais com página no Facebook, grupo de discussão no Facebook e Instagram.

No canal MEMOJUS BRASIL no YouTube, estão disponíveis 50 vídeos de apresentação de seus membros na série “Conhecendo o Memojus” e há playlists de vídeos institucionais, documentários, história oral, palestras etc.

Rede MEMOJUS Brasil

Conheça a rede

Sobre nós

Contato

Política de Privacidade

Eventos

Calendário

Seminário

Seminário

Revista

Publicações

Edições Anteriores

Submissão

Parecerista

Publicações

Publicações técnicas

Publicações científicas

Envie sua publicação

© 2025 – Desenvolvimento da Rede de Memória do Judiciário Brasileiro.